Marx e IA

 



Marx vs  Inteligência Artificial

Assim como as máquinas na manufatura descritas por Marx, a inteligência artificial (IA) também pode aumentar a produtividade do trabalho e levar a uma maior divisão do trabalho e especialização dos trabalhadores. A introdução de tecnologias de IA pode alterar significativamente a natureza do trabalho humano, tornando certas habilidades obsoletas e criando novas demandas de habilidades.

Além disso, a introdução de tecnologias de IA também pode levar a um aumento da produção e a uma maior eficiência nos processos produtivos. No entanto, assim como as máquinas descritas por Marx, a IA pode criar uma maior dependência dos trabalhadores em relação aos proprietários dessas tecnologias e aos empregadores.
A questão da propriedade das tecnologias de IA também é importante. No capitalismo, a propriedade dos meios de produção, incluindo as tecnologias de IA, está nas mãos da classe capitalista, o que pode levar a uma concentração de riqueza e poder nas mãos dessa classe.
Outro ponto importante é que a orientação da produção em relação ao lucro, em vez da satisfação das necessidades humanas, também pode ser aplicada à implementação de tecnologias de IA. A automação impulsionada pela IA pode levar à eliminação de postos de trabalho e a uma maior exploração da mão-de-obra, especialmente se a introdução dessas tecnologias for acompanhada por políticas de austeridade e flexibilização do trabalho.
Em suma, assim como as máquinas descritas por Marx, a IA pode ter consequências sociais e econômicas significativas, dependendo da maneira como é introduzida e utilizada. É importante considerar a questão da propriedade e controle das tecnologias de IA e avaliar os impactos que sua adoção pode ter na distribuição de riqueza, poder e oportunidades na sociedade.
#referencias
Marx, Karl. O Capital: crítica da economia política. Boitempo Editorial, 2017.
"The Future of Employment: How Susceptible are Jobs to Computerisation?" por Carl Frey e Michael Osborne (2017).
"Race Against the Machine: How the Digital Revolution is Accelerating Innovation, Driving Productivity, and Irreversibly Transforming Employment and the Economy" por Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee (2011).
"The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies" por Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee (2014).
"Artificial Intelligence: A Modern Approach" por Stuart Russell e Peter Norvig (2010).
"Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies" por Nick Bostrom (2014).
"The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power" por Shoshana Zuboff (2019).
"Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy" por Cathy O'Neil (2016).



#inteligenciaartificial #tecnologia #automacao #trabalhohumano #marxismo #designdeproduto #emprego #economia #sociedade #designtecnologico #designdeinteracao #etica #propriedadeintelectual #impactosocial #transformacaodigital #inovacao

Postagens mais visitadas deste blog

NANCI DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO - 14-01-1955 / 23/03/2018

Analfabetismo tecnológico da esquerda