Analfabetismo tecnológico da esquerda

Analfabetismo tecnológico da esquerda: fazendo amigos e amigas...

Na esquerda, assim como em todos os grupos políticos e sociais, há um analfabetismo científico que se define pela falta de habilidades, conhecimentos ou compreensão suficientes sobre ciência e tecnologia. Em uma conversa com um amigo, que se desligou depois que enviei uma série de mensagens, ele disse que não tinha interesse em questões de engenharia, o que me fez refletir sobre o distanciamento da tecnologia e ciência por parte de amigos militantes de esquerda. Embora eu tenha usado o termo analfabetismo tecnológico, quero me referir ao analfabetismo científico, em geral.

Acompanho canais de notícias como o 247 e o DCM, e é impressionante a quantidade de erros científicos e tecnológicos (física, química, astronomia e matemática). Excetuando-se alguns nomes, como Sergio Amadeu, a maioria das pessoas fala groselhas quando o tema é alta tecnologia. Se falamos em física, é pior ainda.

Muitas vezes, ouvimos dos esquerdistas frases como “sou capricorniano, logo sou assim”, e a astrologia é a Terra plana da esquerda. Em sua obra “Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo”, Vladimir Lenin argumenta que o esquerdismo, que ele define como uma tendência radical e imediatista dentro do movimento comunista, é uma “doença infantil” que pode prejudicar o desenvolvimento do movimento revolucionário. Ele afirma que o esquerdismo pode levar a erros estratégicos e táticos, como o abandono das alianças políticas necessárias ou a subestimação do papel da educação e organização revolucionárias de massa.

Lenin argumenta que a luta revolucionária deve ser baseada em uma análise cuidadosa da situação política e social, considerando a luta de classes, a correlação de forças e as possibilidades de alianças políticas. Ele enfatiza a necessidade de uma estratégia revolucionária flexível, capaz de se adaptar às mudanças na situação política e às demandas da luta de classes.

Estamos na era do ChatGPT e James Webb, mas a esquerda parece estar alheia a isso. É torturante ver pessoas como Marcia Tiburi e Vladimir Safatle discutindo questões importantes, mas deixando de lado o que está por vir. Estamos arriscando sermos atropelados pelas novas tecnologias enquanto discutimos escolha de palavras e termos.

Nestes pontos quais são as ações TECNOLÓGICAS da esquerda, quais as políticas públicas e quais os enfrentamentos?

Segue...




Postagens mais visitadas deste blog

NANCI DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO - 14-01-1955 / 23/03/2018