Discurso Paraninfo 2022 -2 EDP 26/08/2022

 Discurso Paraninfo 2022 -2 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - VOLTA REDONDA 26/08/2022

Boa noite, excelentíssimo diretor do instituto de tecnologia e engenharia do UGB-FERP Gustavo Paiva, membros da mesa, pais, demais autoridades presentes e os meus queridos alunos e alunas.

Foi com muita honra que recebi o convite este convite. Não vou falar de Industria 4.0 nem de Inovação, fiquem tranquilos. Serei breve, diferente dos podcast que recebia da Anna, e serei adiabático, como Julião em minhas aulas, neste discurso!

Sempre toco em pontos de filosofia em minhas aulas, sejam elas de termodinâmica, Sistemas de Informação ou Física! Não vai ser diferente hoje, lógico!

Rousseau diz que o homem é intrinsecamente bom e Hobbes diz que o homem é intrinsecamente mau. Eu acredito que o homem é o resultado de como ele lida com os encontros que ele tem com o MUNDO ao longo de sua caminhada, e nós tivemos muitos!

Vocês estiveram nos dois piores momentos da minha vida e nestes momentos vocês foram acolhedores, carinhosos e amigos. Seja em um singelo abraço silencioso, seja por mensagens de solidariedade e em aperto de mão com palavras de carinho. Vocês sempre tiveram cuidadosamente presentes.

Tivemos juntos no melhor momento também, com a chegada de Miguel, onde recebi muitos conselhos e eu tive muita troca de experiências com vocês.

Vocês tiveram a coragem de embarcaram em todos os desafios...

o Turbinas a gás

o Reforma de instituições de Caridade

o Planos de recuperação de pequenos negócios no pós pandemia.

o E muitos outros... 


Olha como vocês já transformaram o mundo ao se transformarem. Olha como o mundo ficou um pouco melhor com a ação de vocês

Paulo freire, nosso maior pensador, diz: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”

***

Somos privilegiados por estarmos aqui. Sobrevivemos a uma pandemia e temos que fazer deste momento único um tributo para homenagear àqueles que não estão mais entre nós.

Este momento é único mesmo. Agora mães e pais se tornarão exemplos para os seus filhos, jovens que se tornarão o primeiro membro da família a ter um diploma universitário. Este é o momento em que vocês se tornarão engenheiras de produção e entrarão para a elite intelectual do Brasil.

Por fim, senão eu vou me derramar em lágrimas, para o coordenador do curso de Engenharia de produção, para o doutor Anderson, para o amigo e para o filho da dona Nanci e seu Nei vocês proporcionaram um grande aprendizado ao longo de nossa caminhada, sou uma pessoa melhor por ter encontros com vocês e já sinto muito orgulho do futuro que vocês vão construir!


Obrigado Querido!


Postagens mais visitadas deste blog

NANCI DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO - 14-01-1955 / 23/03/2018

Analfabetismo tecnológico da esquerda