Miguel I

Choro, privilegiativos e a fome !
Dr. Ribeiro, A. O. 06/08/2018
Hoje Miguel (meu querido filhotinho) chorou muito, por horas, o seu choro não me incomoda em nada, pelo contrário, ele me faz lembre de toda sua força de vida que esse rapazinho tem. Bom e o que isso tem que ver com privilegio e fome ? Durante seu choro fui tomando de um sentimento desesperador, me coloquei no lugar de um pai desprovido de recursos para matar a fome de seu filho e pode ter uma minima noção da dor que isso pode gerar, mesmo não sendo fome, mas por exemplo, não ter dinheiro para poder comprar o medicamento apropriado para cólicas. Não sei qual seria minha reação ao estar nessa situação. E por fim, quando ele ficou calmo (depois do remedinho super caro) pensei... Tenho que de alguma forma consegui mostrar que ele é um privilegiado nessa nossa sociedade tão desigual e que seu papel no mundo é fazer deste um lugar mais igual!

Algumas dias antes deste evento do choro eu estava em um bar e um individuo começou a falar sobre liberalismo e meritocracia e soltou a frase: "pobre só continua pobre porque tem preguiça de deixar de ser é só trabalhar e estudar que melhora". Em geral pessoas que conseguem melhorar na vida esquecem o brutal esforço que fizeram para chegar onde estão (quando a trajetória é honesta claro!). Lembro quantas vezes​ dentro de um trem lotado eu pensei em desistir, ai você deve estar pensado tá de mimimimi só por causa de um trem... Não, eu acordava às 5h com 10 reais no bolso e voltava às 22h, isso por 4 anos e meio e contando com apoio total de meus pais que mesmo sem quase recurso nenhum faziam o impossível para me ajudar a melhorar na vida. Seria muito fácil eu dizer que só não vira Doutor em Astrofísica quem não quer, seria fácil dizer isso HOJE !


Pois bem, vamos a um experimento mental, vamos imaginar duas pessoas que nasceram contemporaneamente e que são concorrentes na acensão social. Mas, e sempre tem um mas, Michelzinho ao nascer tem um patrimônio de 11 milhões de reais oriundos de seu pai e Derço foi abandonado em uma maternidade publica qualquer do Brasil. Um tem pediatras o tempo todo o outro toma chá de santa maria para matar lombrigas. Michelzinho e Derço quarem ser médicos, um estuda no santo augustinho e o outro no CIEP que fecha sexta para o baile do tráfico. E chega a hora do Enem, Michelzinho é levado por seu motorista particular e seguranças e Derço vai de buzão que quase deixa ele na mão. Agora, sem muitos detalhes além destes, quem teria mais chance? Responda essa pergunta com honestidade !

O dramático é que Derço nem sabe o que é Enem ou fazer médico. SIM, FAZER MÉDICO, pois ele não sabe o que é cursar uma faculdade de medicina. Cobramos das pessoas o que se quer elas sabem que existe. Não acredita, recomento:

Vamos ao Aurélio:

mérito: Aquilo que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa; merecimento.

Ou seja, para ele ter mérito tem que ter aquilo , e o que é aquilo ? Aquilo é o conjunto de propriedades que serão utilizadas para sua analise. Se a pessoa não tem, como julgar ?

meritocracia: um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.

Ou seja, Michelzinho tem mais méritos, porém foi porque ele teve a chance de te-los. Para haver justiça temos que expor todos as mesmas condições e depois julgar quem teve a capacidade de absorver mais méritos.









Postagens mais visitadas deste blog

NANCI DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO - 14-01-1955 / 23/03/2018

Analfabetismo tecnológico da esquerda